Grama – Gramado Serra, Espírito Santo

Um paisagismo exuberante é a maneira mais fácil de transformar um casa sem graça, ou qualquer outro edifício, numa área elegante com aparência bem-tratada. Uma maneira rápida e fácil de fazer isto, especialmente com novas construções, é plantar um novo gramado.

Quality Representações
(27) 3323-1736
r Dr Américo Oliveira, 120 lj, Consolação
Vitória, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Terra Agrícola
(27) 9911-7148
av Adalberto Simão Nader, 1050, Goiabeiras
Vitória, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Florali
(27) 3227-5668
av Nossa Senhora dos Navegantes, 117, Praia do Suá
Vitória, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Oficina Bothânica Ltda
(27) 3225-5783
av Desembargador Santos Neves, 820, Santa Helena
Vitória, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Floricultura e Paisagismo Camélia
(27) 3225-5493
r Elesbão Linhares, 15, Praia do Canto
Vitória, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Serco
(27) 3225-5783
av Leitão Silva, 2101
Vitória, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Floragem Plantas e Flores
(27) 3224-0858
av Nossa Senhora da Penha, 977, Sta Lúcia
Vitória, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Via Natureza Paisagismo
(27) 3327-7171
r Vera Dulce Campos Barros, 145, Morada de Camburi
Vitória, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Vila Verde Plantas Ornamentais Ltda
(27) 3315-4114
r Dr João Carlos Souza, 135, Barro Vermelho
Vitória, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Floragem Plantas e Flores
(27) 3224-0858
av Nossa Senhora da Penha, 977, Sta Lúcia
Vitória, Espírito Santo

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Grama – Gramado

Há gramados que são cultivados por profissionais em fazendas da mesma forma que outras lavouras. Muitos fazendeiros de gramados cultivam diferentes variedades de gramas em uma só propriedade; das mais populares como grama bermuda e grama centípede, as menos conhecidas como grama zoysia, grama “tall fescue”, grama diclofenac, e grama Santo Agostinho. O fato do gramado ser cultivado profissionalmente numa fazenda, ao invés de ser simplesmente plantado como gramado comum, significa que o gramado cresce denso e exuberante, e se tiver sido bem irrigado e cuidado será resistente e terá um sistema de raízes amadurecido na hora da colheita. O processo de colheita consiste simplesmente em cortar o campo da grama em tiras ou em quadrados, e então cortar no solo uma ou duas polegadas de profundeza para assegurar-se de que a grama venha com seu sistema da raiz intacto. Existem várias fazendas de gramados espalhadas pelo país, inclusive, Sod Busters Turf, Inc. e AG Sod Farms, a qual é uma fazenda grande e bem conhecida da Carolina do Norte.

Fazendas de Gramados

Os gramados colhidos são vendidos em lojas de jardinagem ou diretamente ao consumidor. Os proprietários de imóveis que desejam comprar gramado em quantidades grandes faria bem contatar a fazenda de gramado diretamente, pois as vezes a fazenda oferece descontos ao consumidor ou entrega sem cobrar frete. Geralmente é uma boa idéia entrar em contato direto com a fazenda de gramados, se tiver uma perto da propriedade que lida direto com o consumidor; porque provavelmente o gramado ainda está plantado e chegará bem fresco na propriedade onde vai ser instalado.

Vantagens de Paisagismos com um Bom Gramado

Gramados exuberantes e paisagismos bem mantidos são vantajosos tanto para o proprietário como para o meio ambiente. Um gramado mantido cuidadosamente, com grama selecionada especificamente para crescer bem no ambiente onde o proprietário a plantou, não é apenas bonito, mas também uma área bem útil. Para o proprietário, o gramado fornece um espaço seguro onde as crianças, familiares, e convidados podem brincar e caminhar. Gramados exuberantes também aumentam o valor da propriedade e ajudam a combater poeira e lama. Esta redução de poeira e lama faz parte das vantagens de um bom gramado para o meio ambiente. Porque os gramados chegam e são instalados já amadurecidos, eles ajudam a manter o solo assim que as raízes pegam, reduzindo perda de solo superficial e erosão.

Alguns tipos de gramas, inclusive grama centípede, grama bermuda, e grama zoysia, têm a habilidade de manter-se adormecidas e sem morrer, em tempos de seca. Isto permite que o proprietário possa manter seu paisagismo sem gastar recursos de água valiosos. Enquanto a grama adormecida tem a tendência de ser menos atraente do que a grama fresca, ela se torna uma boa opção se a área tem restrições no uso de água durante épocas de seca. Com algumas mudanças no paisagismo e decoração do gramado, gramados em dormência podem aparentar atraentes e bem planejados. Adicionalmente, gramados exuberantes absorvem do ar gás carbono e outros gases de efeito estufa, e fornecem oxigênio, tornando o ar ao redor do gramado mais fresco e seguro de respirar. Finalmente, gramados também absorvem calor, tornado a área no derredor do edifício e gramado mais fresco e confortável.

Cuidar do Novo Gramado

Embora o gramado seja maduro e razoavelmente resistente quando instalado, todavia precisa um pouco de amor e cuidado para florescer completamente no novo lar e fornecer um paisagismo perfeito. As áreas recentemente gramadas devem ser molhadas dentro de meia hora após a instalação, e depois devem ser molhadas diariamente por aproximadamente duas semanas para permitir que as raízes penetrem profundamente no solo, e para que as placas da grama possam unir-se firmemente em seu novo local. Ao molhar, é importante prestar bem atenção às áreas do gramado que podem tipicamente ser negligenciadas ou receber menos água, como áreas dos cantos, da calçada, da entrada de automóveis, e em torno do perímetro dos edifícios. A finalidade desta irrigação é manter todo o solo úmido de modo que o gramado tenha a oportunidade de florescer. É uma boa idéia levantar ocasionalmente uma parte do gramado para certificar-se de que a água está penetrando completamente até o solo original embaixo do gramado, e para verificar o progresso do processo de arraigamento da raiz.

Não se deve esperar muito tempo para cortar a grama, apesar de que quando cortar pela primeira vez a lamina deve ser colocada mais alta do que o normal. A regra de medida deve ser de não cortar abaixo de um terço da altura total da grama, durante as primeiras cortadas após a instalação do gramado. Durante a época de seca, a lamina deve ser colocada mais alta do que isso se a grama ainda tiver que crescer.

Variedades de Gramados

Os gramados vem em muitas variedades que têm tolerâncias diferentes para o calor, a sombra, e a seca, e níveis de resistência diferentes à doenças. A grande variedade de gramas disponíveis significa que é possível para proprietários selecionar não somente um tipo de grama que sintam que seja bastante atraente para ser parte de seu paisagismo geral, mas igualmente podem selecionar um tipo da grama que seja bem adaptado à área. Os proprietários podem igualmente selecionar os tipos de grama baseados no tipo ou na quantidade de cuidado que precisam, incluindo os tipos que precisam de pouca água, os tipos que são resistente doença, ou os tipos que crescem lentamente e consequentemente não precisam ser cortados com freqüência. Desta forma, você pode escolher o gramado perfeito para sua casa!

Como Escolher a Variedade de Gramado Perfeita

Ao escolher o tipo de grama que querem instalar para criar um gramado ou qualquer outra característica do paisagismo, os proprietários precisam considerar as características que querem que suas gramas e paisagens tenham.

Os gramados bermuda e centípede são duas das variedades mais conhecidas e mais populares de grama por todo o país, mas há muitas outras variedades que também podem crescer por todo o país ou em áreas seletas do país. Estas outras variedades de gramado incluem o gramado zoysia, o gramado “dolly”, o gramado “tall fescue”, o gramado “diclofenac”, o gramado Santo Agostinho, e incontáveis outras variedades e subvariedades. É importante considerar o tipo de solo e clima local onde o gramado será plantado. Muitas gramas podem tolerar uma grande variedade de tipos de solo, mas só crescerão em um tipo de ambiente específico. Por exemplo, o gramado bermuda cresce bem numa grande variedade de solos, mas cresce especialmente bem num solo rico e fértil. Inversamente, o gramado centípede pode igualmente crescer em uma grande variedade de solos, mas cresce especialmente bem em solo ácido, arenoso, e infértil.

Reparo de Gramado

Uma das grandes vantagens do gramado cultivado é que ele pode ser cortado para preencher um tamanho específico, significando que o proprietário pode comprar um pedaço de gramado, e usar pedaços dele para fazer remendos a um gramado já existente que tem partes mortas. Usar o gramado cultivado para remendar partes secas ou mortas de um gramado já existente é mais simples e mais rápido do que tentar semear a área. O gramado cultivado já tem as raízes maduras que podem rapidamente unir-se ao solo exposto, significando que a área se transformara num gramado contínuo dentro de poucos dias.

Reparar um gramado com pedaços de grama cultivada é bem melhor do que usar sementes para repor a grama morta, porque o produto final pode ficar pronto quase imediatamente. Na maioria dos casos, dentro de uma semana ou duas já se pode andar, jogar, etc., sobre o gramado remendado. Isto faz o reparo de um gramado com grama cultivada uma idéia excelente para os proprietários que estão planejando fazer um casamento, uma festa, um churrasco, ou qualquer outro evento no futuro próximo, e quer ter um gramado com aparência bem cuidada e um paisagismo elegante para apresentar a beleza de sua casa.

Coisas a Considerar ao Comprar o Gramado

Ao comprar o gramado para um projeto de melhoria de paisagismo, é importante que o consumidor saiba o que procurar para se assegurar de que esteja adquirindo o melhor gramado possível por seu dinheiro. Os consumidores devem procurar um gramado que tenha o solo úmido, que não tenha mais do que uma polegada de grossura, e que tenha visivelmente um sistema forte de raiz. A própria grama deve estar igualmente saudável, significando que a grama é obviamente madura (cerca de duas polegadas de altura), fria ao toque, e tem uma cor brilhante e consistente, um verde geralmente azulado (nunca amarelado). Naturalmente a maioria destas observações são sensatas - não há razão de comprar um gramado doentio ou que ficou secando por muito tempo, porque tomará muito mais tempo para esta grama pegar raiz uma vez que for transplantada. A exceção a esta regra é se estiver comprando um gramado em dormência e que por isso está em grande parte marrom. Por exemplo, gramado bermuda é instalado freqüentemente em fase de dormência.

A compra de gramado realmente não é um processo difícil, e geralmente os funcionários das lojas de jardim não se importam em responder perguntas sobre o gramado, inclusive quando foi colhido, se é uma única grama ou um grupo misturado, como cuidar do gramado, e todas as outras perguntas que você possa ter. É igualmente importante que os consumidores e proprietários lembrem de não comprar o gramado até que o solo aonde ele eventualmente será plantado esteja pronto para recebê-lo. O gramado precisa ser plantado rapidamente, por isto o solo deve ser preparado antes de comprar a grama. Esperar umas duas horas ou mesmo um dia para plantar o gramado não vai matá-lo, mas na realidade, o quanto mais rápido for plantado melhor, pois o gramado poderá unir seus sistemas de raízes ao território novo mais rapidamente.

Sementes de Grama Versus Gramado

Para alguns proprietários, o gramado não é a melhor escolha para a propriedade inteira. O gramado é mais caro do que a semente de grama, e por isso algumas pessoas escolhem usar a semente de grama onde podem. Contudo, porque a semente de grama demora para crescer, mesmo as pessoas que usam sementes no quintal ou nos lados da propriedade, tendem a usar o gramado na parte da frente, pela simples razão que a aparência fica bem melhor, muito mais rápido. Alguns condomínios exigem que os gramados na frente da casa estejam prontos quando o proprietário mudar para casa, porque o solo sem grama é feio e pode ser espalhado pelas calçadas e ruas quando chove.

Há outras vantagens do gramado sobre a semente de grama. Porque o gramado é cultivado e cuidado profissionalmente, e é composto de plantas de grama vivas e maduras, ele é muito resistente e pode ser instalado em qualquer época do ano, contanto que o solo não esteja congelado. O fato de ser uma lavoura profissional também significa que não há nenhuma erva daninha contida no gramado, e as placas densamente plantadas do gramado serão futuramente mais resistentes ao crescimento da erva daninha, porque as ervas daninhas simplesmente não têm bastante espaço para crescer. Esta densidade luxuosa também significa que uma vez que o gramado for plantado, ele se torna completo, exuberante, e sem partes vazias, tornado desnecessário uma nova semeadura.