Peixarias São Paulo, São Paulo

O presente artigo mostra um estudo sobre o consumo dos peixes orgânicos. A polêmica surge a partir do momento que se discute a origem do alimento. Para algumas pessoas o fato do alimento ser selvagem e estar em seu habitat natural, distante da civilização, por exemplo, poderia ser denominado orgânico.

La Cazzarola Restaurante e Pizzaria
(11) 5668-7480
av Papini, 159
São Paulo, São Paulo

Dados Divulgados por
Barnabé Restaurante & Cachaçaria
(11) 2242-2435
prç Comandante Eduardo de Oliveira, 147 Parque Edu Chaves
São Paulo, São Paulo

Dados Divulgados por
Restaurante Daisho
(51) 3028-0196
av João Obino, 345, Petropolis
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Donavilla Restaurante e Pizzaria
(11) 2954-8841
av Cerejeiras, 41 Jardim Japão
São Paulo, São Paulo

Dados Divulgados por
Acustico Bar Restaurante Ltda
(11) 3031-5620
r Agissê, 195 Jardim Das Bandeiras
São Paulo, São Paulo

Dados Divulgados por
Paparicos Serviço de Buffet e Restaurante
(11) 3813-3123
r Medeiros de Albuquerque, 338 Jardim Das Bandeiras
São Paulo, São Paulo

Dados Divulgados por
Badejo Restaurante
(11) 5055-0238
Alameda dos Jurupis, 813 Indianópolis
São Paulo, São Paulo

Dados Divulgados por
Hongané Restaurante
(11) 3758-0502
Morumbi, 6774 Morumbi
São Paulo, São Paulo

Dados Divulgados por
Aldeia da Villa Bar e Restaurante
(11) 2978-5564
uiz Dumont Villares, 628 Jardim São Paulo - Zona Norte
São Paulo, São Paulo

Dados Divulgados por
Af Oliveira Restaurante
(11) 5012-5521
av Eng Armando Arruda Pereira, 648 Jabaquara
São Paulo, São Paulo

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Peixarias

Equipe Portal Orgânico
Chef Renato Caleffi

É controverso o assunto sobre peixes orgânico. Em resumo: A polêmica surge a partir do momento que se discute a origem do alimento; para algumas pessoas o fato do alimento ser selvagem e estar em seu habitat natural, distante da civilização, por exemplo, poderia ser denominado orgânico, como no caso do salmão selvagem do Alasca.

No entanto, o mesmo salmão, e outros peixes criados em fazendas podem receber o rótulo. Parece que o benefício das empresas de criação, é o controle das ovas à colheita.

O guia proposto no Departamento de Agricultura para rotulação de certos peixes criados em fazendas "orgânicas", é controverso em vários aspectos. Ambientalistas argumentam que muitos peixes criados em fazendas vivem em tanques apertados, em condições que podem poluir a água, e que chamá-los de orgânicos é uma perversão do rótulo. Há conflitos nas disputas sobre que tipos de peixes devem ser incluídos neste guia.

Segundo George H. Leonard, diretor de ciência do Programa de Vigilância de Frutos do Mar do Monterey Bay Aquarium, é complicado definir o que torna um peixe orgânico "é um conceito estranho". A questão depende basicamente do que o peixe come e se o peixe pode ser alimentado com dieta orgânica.

Há um amplo acordo de que o rótulo orgânico não é um problema para peixes que são basicamente vegetarianos, como bagre ou tilápia, porque há ração orgânica disponível (apesar de cara). Os peixes que são carnívoros - o salmão, por exemplo - é um assunto diferente porque comem outros peixes, que não podem ser rotulados de orgânicos.
O atum, cação e linguado provavelmente não se enquadram porque raramente são criados em fazendas. "Orgânico deve significar 100% alimentado com ração orgânica." Referencia: Andrew Martin, Tradução de George El Khouri Andolfato.

Atualmente apenas o importador Oitavo Mar possui a Tilápia certificada, no entanto, é difícil encontrar no Brasil, pois o mercado interno é preterido em favorecimento do americano. De qualquer modo, a Tilápia continua sendo a melhor opção.

Impacto funcional

Cumpre ressaltar que a gastronomia funcional prefere peixes vegetarianos ou peixes alimentados com ração formulada adequadamente com devida rastreabilidade nutricional, principalmente com teores adequados de Omega 3, para o alcance do equilíbrio entre Ômegas 6.

A alimentação contemporânea abusou da ingestão de alimentos ricos em Omega 6, criando um desequilíbrio e resultando em inflamações, coágulos, pressão alta, irritação do trato digestório, depressão do sistema imunológico, esterilidade, tipos de câncer, aumento de peso. Por outro lado a deficiência de Omega 3 está associada aos sintomas de asma, doenças coronarianas e deficiências cognitivas. Deve-se ingerir linhaça com maior freqüência.

Veja no tópico: Receitas - Peixes e Frutos do Mar, as diversas receitas elaboradas com Tilápia pelo nosso Chef Renato Caleffi.

Fonte: Equipe Portal Orgânico - Chef Renato Caleffi

Clique aqui para ler este artigo na Portal Gastronomia