Diploma em Arte Culinária Pouso Alegre, Minas Gerais

Uma carreira em arte culinária exige um alto nível de habilidade e dedicação ao ofício. Apesar de ser um campo de trabalho competitivo, há um leque de oportunidades para aqueles interessados em gestão de arte culinária e carreiras ligadas à indústria da alimentação e hotelaria. Um dos melhores métodos para fazer carreira em arte culinária é obter um diploma que o permitirá competir neste mercado de trabalho.

Fonoaudiologia Antonina Vorobieff Piquard
(31) 9684-1363
Rua da França, 532/102 -Bairro da Glória/Contagem-MG
Contagem, Minas Gerais
 
Alternativa Treinamentos
(35) 3212-4040
Praça Quintino Bocaiuva, 55 - sala 315
Varginha, Minas Gerais
 
riopreve saude e seguranca do trabalho
(32) 3213-0461
centro
juiz de fora, Minas Gerais
 
Guiando Bem Treinamento Especializado p/ Habilitados
(31) 3642-5939
Av.Brasília 2462 sl-304 São Benedito
Santa Luzia, Minas Gerais
 
Curso de Informática Evolução
03288470360
r BT Oliveira, 519, sl 201
Juiz de Fora, Minas Gerais
 
BI International
(31) 3517-5414
Av: Bernardo Monteiro, 1199
Belo Horizonte, Minas Gerais
 
UCT Informatica
(33) 3523-6554
Rua Rachid Handere 1507
Teofilo Otoni, Minas Gerais
 
SPECTRUM INFO - ESCOLA DE INFORMÁTICA
(31) 2526-7478
Rua Padre Eustáquio, 2636 Lj18
Belo Horizonte, Minas Gerais
 
UNIUBE
(34) 3216-5600
AV RONDON PACHECO 2000
UBERLANDIA, Minas Gerais
 
Delicia & CIA
(32) 9963-9785
Aguas Santas
São João Del rei, Minas Gerais
 

Diploma em Arte Culinária

Arte Culinária e Artistas Culinários

Arte culinária é a arte de preparar pratos, ou qualquer habilidade especial relacionada a jantares, cozinha e várias formas de serviços de alimentação. O artista culinário trabalha nos bastidores da cozinha, bem como na linha de frente da competitiva área de consultoria alimentar e gestão de arte culinária. É importante lembrar que, como um artista culinário, espera-se que você faça mais do que simplesmente cozinhar. Você é responsável por estimular os sentidos dos clientes que apreciam um prato e ao mesmo tempo oferecer um alto padrão de serviço.

Não importa se o seu papel é cozinhar a refeição, apresentá-la ou servi-la. É necessário habilidade para executar sua parte na arte da apresentação culinária. Um diploma em arte culinária permitirá que você aprenda todos os aspectos do negócio, preparando-o para trabalhar em diversos campos. Você pode optar em se especializar num tipo específico de arte culinária, e isso afetará o tipo de programa de estudo a ser escolhido. Escolher uma especialidade de arte culinária pode ampliar suas opções futuras e aumentar a sua empregabilidade. Há muitos tipos de arte culinária que você deve conhecer antes de escolher qual estudar.

A Escolha do Curso e da Especialidade em Arte Culinária

Embora a arte culinária seja uma carreira genérica, muitos optam por escolher uma área e se especializar nela. Algumas das opções disponíveis aos estudantes que gostariam de obter um diploma em arte culinária e preferem uma carreira gratificante longe dos olhos do público são: chef geral, cozinheiro, personal chef, estilista de alimentos, panificador, inspetor sanitário e de alimentos, consultor de design, representante de vendas para utensílios de cozinha, sommelier ou consultor de alimentos.

Escolher um curso onde você poderá adquirir as habilidades necessárias para se superar nessas especialidades o capacitará a trabalhar com clientes como gerentes de restaurante ou organizador de eventos. Eventualmente, você terá que supervisionar ou gerenciar sua própria equipe. Se você acha que o trabalho com o público em geral e o ambiente de um restaurante são mais gratificantes, você deve escolher um curso que o permita se tornar um gerente de serviços num restaurante, um crítico gastronômico, um representante de produtos alimentícios, um garçom profissional, um gerente de cozinha de restaurante ou talvez um nutricionista. Mesmo dentro dessas opções há uma série de subdivisões que determinam o currículo de um estudante de arte culinária. Por exemplo, se você opta em se tornar um chef, seu programa o ajudará a decidir que tipo de chef : chef de confeitaria, chef de alta gastronomia, chef de hotel e resort, chef de banquete, chef de carnes, chef de especialidades regionais, gluten-free chef, chef de cozinha vegetariana, etc.

Independentemente da especialidade pela qual você optar, ou se ainda está indeciso, um programa em arte culinária pode ajudá-lo a escolher a área específica que melhor se adequa a você. O programa também o ajudará a expandir suas possibilidades como artista culinário. Diferentes programas estão disponíveis para pessoas que querem estudar arte culinária. Há programas de bacharelado, certificação e profissionalização, bem como cursos online e educação à distância para qualquer um desses programas. Optar por um desses cursos o permitirá iniciar uma carreira frutífera nas artes culinárias.

Diploma de Especialização em Arte Culinária

O diploma de especialização em arte culinária exige a conclusão do segundo grau e é mais popular para aqueles começando a estudar arte culinária. O diploma de especialização normalmente leva dois anos de estudo em tempo integral. Nos Estados Unidos, há as faculdades locais, conhecidas como “community colleges”, que oferecem esta certificação, bem como os institutos de culinária particulares. No entanto, institutos de culinária são mais caros do que os community colleges. Os preços são pelo menos o dobro e, para um estudante médio, o custo é um fator decisivo ao buscar um curso. Muitos institutos não publicam o custo do programa. Normalmente, é melhor ligar e falar com um representante para obter informações como mensalidade e duração do programa.

O diploma de especialização, ou diploma de especialização em ciências aplicadas, permite que o aluno de artes culinárias seja exposto a técnicas de preparação de alimentos, teorias de cozinha, serviço ao consumidor e relações humanas, habilidades na cozinha, operação de utensílios e gestão de cozinha. Cursos de arte culinária também oferecem programas de gestão e hospitalidade em combinação com as artes culinárias. No geral, um estudante que está planejando optar por este tipo de especialização deve se assegurar que o curso é reconhecido e o permitirá prosseguir seus estudos em busca de um bacharelado, se assim o desejar.

Diploma de Bacharel em Artes no Curso de Arte Culinária

Um Bacharelado em Artes na disciplina de culinária geralmente prepara o estudante para trabalhar em cargos de gerência. Esses cargos provavelmente serão básicos, mas darão oportunidade para que o formando faça carreira em gestão de arte culinária. Um Bacharelado em Artes geralmente leva quatro anos, mas se o aluno já possui outros cursos cujos créditos pode aproveitar, poderá concluir o bacharelado com mais um ou dois anos de estudo. O diploma de quatro anos em arte culinária é mais comum em institutos particulares do que em universidades estaduais ou faculdades particulares, mas há programas que oferecem bacharelado em gestão de arte culinária ou hospitalidade e gestão. Nesses programas, o estudante aprenderá habilidades que complementarão seus conhecimentos adquiridos em cursos anteriores, ou ele será exposto a novos conteúdos como um componente do programa de bacharelado. O estudantes deverão aprender também finanças e contabilidade, gestão de negócios, leis e marketing. Finanças e conhecimentos legais são necessários para estudantes buscando um diploma em gestão de arte culinária.

À medida que você ganha experiência em gestão, continuará a aprender várias técnicas de preparação de pratos que são mais especializadas, talvez cozinha mediterrânea ou caribenha, dependendo do seu interesse. O Bacharelado em Ciências pode ser combinado com outros diplomas, como alimentos e nutrição, ou outros bacharelados em artes, como fotografia. Essa combinação pode levá-lo a uma carreira como estilista de alimentos e fotografia. Os estudantes podem também participar de estágios para ganhar experiência de trabalho. Há alguns programas a nível de pós-graduação especificamente na área de artes culinárias, como mestrado em artes na área de ciência da alimentação, estudos da alimentação ou saúde pública. Todos eles funcionam como uma combinação útil para estudantes que concluiram um curso universitário em arte culinária e estão pensando em ampliar seus conhecimentos profissionais.

Certificado em Arte Culinária e Treinamento Específico

Alguns estudantes podem não ter interesse numa especialização ou bacharelado em artes culinárias, mas ainda gostariam de estudar arte culinária. Por outro lado, se você já possui um diploma, pode aprimorar suas habilidades numa área específica. Para este caso, uma certificação em arte culinária é útil. Se você possui um bacharelado numa área relacionada a arte culinária, como alimentos e nutrição, ou turismo e gestão, você provavelmente está qualificado para um programa de certificação acelerada em arte culinária que lhe proporcionará conhecimentos adicionais em áreas específicas. Outra opção é obter uma certificação como preparação para uma especialização ou um bacharelado. Uma certificação em arte culinária pode ser útil por si só ou em combinação com um diploma em arte culinária.

Como a certificação por si só proporciona bastante qualificação, há empregadores que consideram este tipo de curso suficiente para contratação imediata. Há uma variedade de programas de certificação com durações diferentes. Alguns duram apenas 6 a 8 semanas, enquanto outros duram de 8 a 10 meses. Este treinamento ensina habilidades básicas ou específicas, dependendo do tipo de curso que escolher. Por exemplo, você pode optar por se especializar apenas em panificação e confeitaria e abrir seu próprio negócio, com serviço de entrega. Em geral, programas de certificação não duram mais do que 12 meses de estudo acadêmico e envolvem muitas aulas práticas que preparam o estudante para acesso direto ao mercado de trabalho, como parte de uma equipe de cozinha, assistente de cozinha ou aprendiz de chef.

Salários em Arte Culinária

Artistas culinários possuem, claramente, muitas opções de carreira lucrativas, mas é melhor fazer alguma pesquisa salarial antes de decidir qual curso é o mais apropriado. Nos Estados Unidos, um cozinheiro com diploma de especialização ou certificado em arte culinária pode ganhar um salário inicial de 25 mil dólares por ano, enquanto um master chef com bacharelado, experiência e certificação específica pode ganhar numa faixa de 50 a 80 mil dólares por ano. Gerentes de alimentos normalmente ganham na faixa de 40 mil dólares por ano, enquanto um gerente de restaurante com um diploma de especialização pode ganhar de 30 a 50 mil dólares anuais.

Um gerente de hotel que é encarregado também da parte de alimentação e serviços pode ganhar um salário até de mais de 6 dígitos, de 60 a 120 mil dólares anuais. Estilistas de alimentos ganham quase 50 mil dólares por ano de salário inicial. Naturalmente, as informações salariais na indústria de arte culinária dependem muito da localidade. Um artista culinário que vive numa cidade maior e mais turística, ou num destino turístico, provavelmente ganhará mais do que alguém que opte por uma cidade menor. Independentemente da sua escolha, as opções de carreira e salários após a conclusão de um curso de arte culinária são amplos e variados.

Bons Lugares Para um Artista Culinário Viver e Trabalhar

Muitas regiões são atraentes para um artista culinário, especialmente quando as oportunidades variam de empregos e salários de alto nível, empresas familiares e posições de gerência até trabalhos que permitem mais tempo livre, flexibilidade e liberdade. Nos Estados Unidos, os melhores locais são normalmente as cidades maiores. Cidades como Nova York, Boston e Chicago oferecem as melhores opções de carreira para aqueles buscando um salário mais alto do que a média.

Outros locais que incentivam profissionais em arte culinária são Los Angeles, Seattle, Denver e Atlanta. Há, claro, muita procura por profissionais culinários no mundo todo, mas prevê-se que a demanda vai aumentar também dentro da América do Norte na próxima década. Portanto, obter um diploma em arte culinária agora o colocará numa boa posição para atender às demandas de mercado, dando vez à sua satisfação pessoal com ganhos futuros, e a autonomia para decidir suas opções de carreira a longo prazo.

Artistas Culinários Famosos

Entre os artistas culinários famosos que buscaram diplomas em arte culinária está o chef Emeril Lagasse. Lagasse obteve um diploma em arte culinária e mais tarde em sua carreira recebeu um doutorado honorário em reconhecimento à sua contribuição no campo da arte culinária. A famosa chef Julia Childs, com o seu programa de TV, também estudou arte culinária. Apesar de que alguns grandes nomes, como Martha Stewart e Rachel Ray, têm sido extremamente bem-sucedidos na arte culinária e na indústria do entretenimento sem um diploma, aqueles pensando em seguir carreira (sem a parte do entretenimento) normalmente exploram as opções de cursos.

Benefícios de Um Diploma em Arte Culinária

Além da abundância de opções de carreira, uma pessoa com diploma em arte culinária tem outros benefícios. Por exemplo, se você quer viajar enquanto trabalha, um diploma em arte culinária lhe possibilitará procurar emprego em qualquer lugar do mundo, desde que tenha conhecimentos básicos da língua. Com a expansão dos serviços de alimentação, turismo e hotelaria, pessoas que optam pela arte culinária se beneficiarão do crescimento da indústria. Um diploma também lhe permite expandir-se para outras áreas relacionadas (por exemplo, saúde) que podem proporcionar conhecimento útil para você e, em alguns casos, para a sua família.

Enquanto um diploma em arte culinária lhe possibilita acesso à badalada indústria do entretenimento, você pode se beneficiar também de opções mais simples, como trabalhar numa escola como instrutor. A experiência adquirida como professor é muito valiosa para garantir a segurança de um emprego. Você pode também decidir escrever seu próprio livro de culinária. É importante lembrar que um diploma e treinamento em arte culinária proporcionam o benefício de se ter opções e a oportunidade de ser criativo. Se você tem um interesse genuíno na indústria, você poderá obter muita satisfação profissional depois que estudar arte culinária.