Como controlar os níveis de Triglicérides São Paulo, São Paulo

Triglicerídeos são tipos de gorduras que podem ser produzidas pelo organismo ou ingeridas por meio dos alimentos. São formas de armazenamento energético no organismo, constituindo depósitos no tecido adiposo e muscular.

Americo Buzas
116-7815
Astarte 94/100
São Paulo, São Paulo
Especialidade
Cirurgia Pediátrica

Dados Divulgados por
Osório Miguel Parra
113-6444
Pio Xi 37
São Paulo, São Paulo
Especialidade
Cirurgia do Aparelho Digestivo

Dados Divulgados por
Gabriel Ribeiro Nogueira
115-5613
João Castaldi 300
São Paulo, São Paulo
Especialidade
Cirurgia do Aparelho Digestivo

Dados Divulgados por
Marcos Fassheber Berlinck
113-2849
Maestro Cardim 1251 - Cj. 94
São Paulo, São Paulo
Especialidade
Cirurgia Cardiovascular

Dados Divulgados por
Afonso Goncalves
Rua Maestro Cardim 769 - Bl.V 2.Subs.
São Paulo, São Paulo
Especialidade
Cirurgia da Mão

Dados Divulgados por
Aline Lamaita Baena
45066606
Av Vereador José Diniz
São Paulo, São Paulo
Especialidade
Cirurgia Vascular

Dados Divulgados por
Sidney Federman
Rua Francisca Julia 602
São Paulo, São Paulo
Especialidade
Cirurgia Pediátrica

Dados Divulgados por
Miguel Angel Maluf
115-0526
Ibirapuera 2120 - Cj. 144
São Paulo, São Paulo
Especialidade
Cirurgia Pediátrica

Dados Divulgados por
Rosa Maria Assuncao de Sousa Braz
(11) 3573-4483
Av. Alberto Augusto Alves 303 - 5º Andar
São Paulo, São Paulo
Especialidade
Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Dados Divulgados por
Maria Cristina Gomes de Abreu
(11) 5573-5813
Dr. Diogo de Faria 55 - Cj. 102
São Paulo, São Paulo
Especialidade
Cirurgia Pediátrica

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Como controlar os níveis de Triglicérides

FAÇA AS PAZES COM OS NÍVEIS DE TRIGLICÉRIDES

Início de ano, momento de estabelecer novas metas e também hora de fazer um check-up. Exame em mãos e está lá: triglicerídeos elevados, e agora?

Triglicerídeos são tipos de gorduras que podem ser produzidas pelo organismo ou ingeridas por meio dos alimentos. São formas de armazenamento energético no organismo, constituindo depósitos no tecido adiposo e muscular.

Assim como as frações HDL e LDL-colesterol, os triglicerídeos, quando em níveis alterados no sangue, podem ser prejudiciais à saúde.

Pode-se constatar que níveis elevados de triglicerídeos na corrente sanguínea possuem relação direta com o desenvolvimento de doenças do coração.

Para aqueles que encontram-se acima do peso, o primeiro passo é eliminar o que está em excesso. Para isto, diminua o consumo de alimentos ricos em gordura saturada e colesterol, evite o exagero na ingestão de carboidratos simples, tenha uma alimentação balanceada, pratique exercícios físicos regularmente e evite o consumo de bebida alcoólica, entre outros. Estas são sempre ótimas atitudes.

Abaixo vão alguns itens a serem evitados e outros que devem ter preferência no cardápio, segundo a III Diretriz Brasileira Sobre Dislipidemias e a Diretriz de Prevenção da Aterosclerose do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

EVITE OU CONSUMA COM MODERAÇÃO

1. Doces em geral;

2. Manteiga, margarina e banha de porco;

3. Frituras em geral;

4. Massas em demasia;

5. Carnes gordas (com gordura aparente) ou preparadas altamente calóricas;

6. Laticínios integrais (leite e iogurte) e os queijos amarelos;

7. Bebidas alcoólicas e refrigerantes;

8. Produtos industrializados em geral.

DÊ PREFERÊNCIA

1. Alimentos naturais, frutas, verduras, legumes e cereais integrais;

2. Preparações menos calóricas (assar, grelhar ou cozer);

3. Óleos vegetais e azeite de oliva;

4. Carboidratos integrais (pães, arroz, aveia, trigo);

5. Carnes magras;

6. Laticínios desnatados (leite e iogurte) e queijos brancos.

Os equilíbrios alimentar e emocional, quando relacionados à prática regular de atividade física, beneficiam o corpo além de auxiliarem na manutenção da saúde.

Priorize a qualidade de vida e saiba cuidar-se. Tudo começa com boas escolhas e mudança de hábitos. Boa semana.

Izaara Alvarenga

Nutricionista

Sobre o Autor
Izaara Alvarenga é graduada em Nutrição, pela UNILAVRAS, em Lavras - MG. Possui grande experiência na área de Alimentação Hospitalar. Cursa Especialização na UNESP, Botucatu - SP. Com passagem por empresas de porte nacional e multinacional da Alimentação Empresarial, adquiriu extensos conhecimentos neste ramo. Na área de responsabilidade social, atua na Pastoral da Criança e no Lar Esperança e Vida Mateus Loureiro Ticle, de apoio ao portador de Câncer, em Lavras. É também Articulista dos Jornais impressos “A Gazeta” e "Jornal Agora" da cidade de Lavras e "Jornal O Movimento" da cidade de Carrancas, com a coluna “Vida Saudável”.

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