Como controlar os níveis de Triglicérides São Paulo, São Paulo

Triglicerídeos são tipos de gorduras que podem ser produzidas pelo organismo ou ingeridas por meio dos alimentos. São formas de armazenamento energético no organismo, constituindo depósitos no tecido adiposo e muscular.

Aline Lamaita Baena
45066606
Av Vereador José Diniz
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Cirurgia Vascular

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Paulo Nuno Fernandes Farinha
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Cirurgia de Cabeça e Pescoço

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Cirurgia Pediátrica

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Luiz Antonio da Costa Donelli
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Marcos Albino Rizzard Ulson
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Como controlar os níveis de Triglicérides

FAÇA AS PAZES COM OS NÍVEIS DE TRIGLICÉRIDES

Início de ano, momento de estabelecer novas metas e também hora de fazer um check-up. Exame em mãos e está lá: triglicerídeos elevados, e agora?

Triglicerídeos são tipos de gorduras que podem ser produzidas pelo organismo ou ingeridas por meio dos alimentos. São formas de armazenamento energético no organismo, constituindo depósitos no tecido adiposo e muscular.

Assim como as frações HDL e LDL-colesterol, os triglicerídeos, quando em níveis alterados no sangue, podem ser prejudiciais à saúde.

Pode-se constatar que níveis elevados de triglicerídeos na corrente sanguínea possuem relação direta com o desenvolvimento de doenças do coração.

Para aqueles que encontram-se acima do peso, o primeiro passo é eliminar o que está em excesso. Para isto, diminua o consumo de alimentos ricos em gordura saturada e colesterol, evite o exagero na ingestão de carboidratos simples, tenha uma alimentação balanceada, pratique exercícios físicos regularmente e evite o consumo de bebida alcoólica, entre outros. Estas são sempre ótimas atitudes.

Abaixo vão alguns itens a serem evitados e outros que devem ter preferência no cardápio, segundo a III Diretriz Brasileira Sobre Dislipidemias e a Diretriz de Prevenção da Aterosclerose do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

EVITE OU CONSUMA COM MODERAÇÃO

1. Doces em geral;

2. Manteiga, margarina e banha de porco;

3. Frituras em geral;

4. Massas em demasia;

5. Carnes gordas (com gordura aparente) ou preparadas altamente calóricas;

6. Laticínios integrais (leite e iogurte) e os queijos amarelos;

7. Bebidas alcoólicas e refrigerantes;

8. Produtos industrializados em geral.

DÊ PREFERÊNCIA

1. Alimentos naturais, frutas, verduras, legumes e cereais integrais;

2. Preparações menos calóricas (assar, grelhar ou cozer);

3. Óleos vegetais e azeite de oliva;

4. Carboidratos integrais (pães, arroz, aveia, trigo);

5. Carnes magras;

6. Laticínios desnatados (leite e iogurte) e queijos brancos.

Os equilíbrios alimentar e emocional, quando relacionados à prática regular de atividade física, beneficiam o corpo além de auxiliarem na manutenção da saúde.

Priorize a qualidade de vida e saiba cuidar-se. Tudo começa com boas escolhas e mudança de hábitos. Boa semana.

Izaara Alvarenga

Nutricionista

Sobre o Autor
Izaara Alvarenga é graduada em Nutrição, pela UNILAVRAS, em Lavras - MG. Possui grande experiência na área de Alimentação Hospitalar. Cursa Especialização na UNESP, Botucatu - SP. Com passagem por empresas de porte nacional e multinacional da Alimentação Empresarial, adquiriu extensos conhecimentos neste ramo. Na área de responsabilidade social, atua na Pastoral da Criança e no Lar Esperança e Vida Mateus Loureiro Ticle, de apoio ao portador de Câncer, em Lavras. É também Articulista dos Jornais impressos “A Gazeta” e "Jornal Agora" da cidade de Lavras e "Jornal O Movimento" da cidade de Carrancas, com a coluna “Vida Saudável”.

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