Como combater a obesidade São Paulo, São Paulo

Uma pessoa é considerada obesa quando o seu peso ultrapass 20% do seu peso ideal.Neste artigo ensinaremos como calcular seu peso ideal,e métodos de emagrecer sem perder a sáude.

Ana Claudia Montezino
(11) 3285-2685
R. Carlos Sampaio 304 cj.112
São Paulo, São Paulo
Especialidade
Nutrologia

Dados Divulgados por
Luiz Eduardo Vitagliano
(11) 3505-2012
R. Maestro Cardim 769 - Bloco 2 Audit. Interna
São Paulo, São Paulo
Especialidade
Administração em Saúde

Dados Divulgados por
Valdemiro de Souza Lima Júnior
(11) 2799-3381
Celso Garcia 2294
São Paulo, São Paulo
Especialidade
Medicina do Trabalho

Dados Divulgados por
Reynaldo Augusto Machado
R Martiniano de Carvalho 883
São Paulo, São Paulo
Especialidade
Patologia Clínica/Medicina Laboratorial

Dados Divulgados por
Rita Kaarkoski
36751211
Rua Cardoso de Almeida 1991
São Paulo, São Paulo
Especialidade
Nutrologia

Dados Divulgados por
Masayuki Nakagawa Junior
(11) 3078-0716
Rua Tabapuã 821 - Cj 66
São Paulo, São Paulo
Especialidade
Administração em Saúde

Dados Divulgados por
Fernando Luiz Morales Novaes
(11) 2063-7769
Avenida Nazare 1619/1621. Ipiranga
São Paulo, São Paulo
Especialidade
Medicina de Tráfego

Dados Divulgados por
Haggeas Fernandes
(11) 9994-8978
Av Morumbi 627 - Quinto Andar
São Paulo, São Paulo
Especialidade
Medicina Intensiva

Dados Divulgados por
Maykyol Avaroma Melgar
(11) 2029-7222
Rua Terenas 161
São Paulo, São Paulo
Especialidade
Medicina Intensiva

Dados Divulgados por
Oduvaldo Goes
(11) 3069-7193
R.Dr.Ovídio Piresa de Campos 225 - Vigilância Sanitária
São Paulo, São Paulo
Especialidade
Administração em Saúde

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Como combater a obesidade

O sedentarismo e os distúrbios alimentares são hoje, os principais fatores predisponentes para a obesidade.

Obesidade é uma condição na qual a quantidade de gordura ultrapassa os níveis desejáveis. Mas pode ocorrer também um excesso de peso, onde o peso corporal total excede determinados limites, pelo aumento da massa magra.

A obesidade é geralmente definida como a condição de pesar 20% ou mais acima do seu peso ideal que pode ser verificado em uma tabela de peso. Nos Estados Unidos, cerca de um a cada cinco homens e uma a cada três mulheres são obesos.

O excesso de peso e, em maior escala, a obesidade têm sido alvo de muitos estudos, pois ambos vêm sendo apontados como as principais causas de mortes por doenças cardiovasculares em todo o mundo.

Como calcular o índice de massa corporal?

Peso dividido pela altura ao quadrado.

IMC normal: de 20 a 24,99

sobrepeso: de 25 a 29,99

obesidade: acima de 30

obesidade mórbida: acima de 40

Quando os indivíduos passam a se preocupar com o excesso de peso, por diversas razões - dores lombares, dificuldade de locomoção, estética - muitos buscam o emagrecimento através da utilização medicamentosa e/ou através de planos alimentares ou de produtos que causam grande deficiência calórica e nutricional, redução de massa magra e nos níveis de força, queda de imunidade, irritabilidade, hipoglicemia e diversos outros sintomas.

Para o tratamento da obesidade, é indicada uma dieta balanceada e hipocalórica além do aumento na atividade física, sempre sendo orientado por um nutricionista e preparador físico.

Os exercícios mais indicados são os aeróbios, como as atividades: caminhadas, corridas, bicicleta, natação e dança, pois apresentam um gasto calórico significativo..

Como ninguém ganha gordura corporal do dia para a noite, o emagrecimento deve ser gradual e saudável, mudando o seu estilo de vida com dieta e exercícios acima citados.

Atividade física é uma parte essencial em qualquer programa de perda de peso e deve tornar-se permanente em seu estilo de vida. Os benefícios da atividade física podem incluir:

- Queima de calorias e perda de peso

- Manutenção da tonificação dos músculos

- Aumento da taxa de metabolismo (a quantidade de calorias que o seu organismo queima 24 horas por dia)

- Melhoria na circulação

- Melhoria nas funções cardíacas e pulmonares

- Aumento do auto-controle

- Redução do estresse

- Aumento da habilidade de concentração

- Melhoria na aparência

- Redução da depressão

- Diminuição do apetite

- Melhoria na qualidade do sono

- Prevenção de diabetes, pressão sangüínea e colesterol altos

Lembre-se sempre!

A procura por saúde, seja física e/ou mental jamais deve ser realizada por conta própria, procure sempre um profissional de educação física qualificado e competente!!

Boa sorte!

Sobre o Autor

 * Graduado pela USP em Licenciatura em Educação Física (Aluno-especial - 1996)







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