Como alimentar-se saudavelmente São Paulo, São Paulo

A alimentação contribui e muito para a manutenção da boa saúde,e neste artigo daremos dicas de alguns alimentos que devemos sempre manter em nossas refeições,dentre eles azeite de oliva,alho,peixes,cereais e frutas.

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Como alimentar-se saudavelmente

APAIXONE-SE PELOS ALIMENTOS INDISPENSÁVEIS À BOA SAÚDE

Atualmente, a busca pela saúde e qualidade de vida está no auge. Afinal, o estresse do dia-a-dia e a mídia sufocam, não só a mente como também todo o organismo.

Apresento agora alguns alimentos que contribuem muito para uma vida saudável.

UM SHOW DE SAÚDE

Azeite de Oliva: muitos estudos descrevem que o consumo moderado de azeite, devido aos compostos fenólicos, atua no combate dos radicais livres e na manutenção das taxas de colesterol total, aumentando os níveis de HDL, o famoso colesterol bom. Assim previne-se possíveis problemas cardiovasculares. Use e abuse nas saladas, com 01 a 02 colheres de sopa ao dia. Isto é uma ótima pedida. Um ótimo colesterol para você.

Alho: alimento rico em vitaminas e minerais, em especial uma substância denominada alicina. Ela é responsável pelo odor e sabor além de contribuir para seu fator funcional. Seus benefícios são: redução do colesterol, atua como antioxidante, diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares, ateroescleróticas e câncer de cólon. Uma boa opção é o consumo de 02 dentes de alho ao dia.

Peixes: aqueles de água fria como: salmão, sardinha, atum e bacalhau. São ricos em ácido graxo ômega 3 que fornece enormes benefícios à saúde. Diminuindo o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e auxiliando também no controle da pressão arterial. Os peixes são também alimentos ricos em alguns minerais muito importantes. Comer 01 a 02 vezes por semana já é um grande passo. Dê preferência às preparações assadas, grelhadas ou cozidas.

Cereais: a aveia e a linhaça dentre outros cereais, podem ser considerados como alimentos funcionais. Atuam diretamente no controle do colesterol, da glicemia e da pressão arterial, além de contribuir para o bom funcionamento do intestino, devido à grande quantidade de fibras. As fibras também desempenham importante papel na perda de peso, afinal proporcionam ao organismo a sensação de saciedade. O consumo de 02 a 03 colheres de sopa ao dia, faz toda a diferença.

Frutas, Verduras e Legumes: ricos em fibras, vitaminas e minerais, auxiliam na promoção da saúde e prevenção das doenças. Saciam a fome e auxiliam no emagrecimento saudável. Sem contra-indicações, devem ser consumidas de 03 a 04 porções ao dia.

Faça da sua vida algo indispensável! Cuide-se sempre. Alimente-se bem, opte pelo melhor que se pode ter. Desta forma terá qualidade de vida e, assim, ser feliz.

Izaara Alvarenga

Nutricionista

Sobre o Autor
Izaara Alvarenga é graduada em Nutrição, pela UNILAVRAS, em Lavras - MG. Possui grande experiência na área de Alimentação Hospitalar. Cursa Especialização na UNESP, Botucatu - SP. Com passagem por empresas de porte nacional e multinacional da Alimentação Empresarial, adquiriu extensos conhecimentos neste ramo. Na área de responsabilidade social, atua na Pastoral da Criança e no Lar Esperança e Vida Mateus Loureiro Ticle, de apoio ao portador de Câncer, em Lavras. É também Articulista dos Jornais impressos “A Gazeta” e "Jornal Agora" da cidade de Lavras e "Jornal O Movimento" da cidade de Carrancas, com a coluna “Vida Saudável”.

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