Aumente a sua energia e bem-estar São Paulo, São Paulo

Conheça os alimentos que combatem a fadiga. “Quando a vida é inundada de estresse ou eventos competitivos, precisamos de nutrientes para obter o melhor desempenho possível”, destaca a nutricionista Elizabeth Somer. Confira os alimentos recomendados para situações tensas.

Valdemiro de Souza Lima Júnior
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Aumente a sua energia e bem-estar

Nutrição: Munição para o sucesso!


O sucesso muitas vezes depende do que se põe na mesa.
Segundo a nutricionista americana Elizabeth Somer, autora do livro 10 Armadilhas Que Detonam a Dieta de uma Mulher, nossa capacidade de superação está ligada ao nosso cardápio.


“Quando a vida é inundada de stress ou eventos competitivos, precisamos de nutrientes para obter o melhor desempenho possível”, diz.
Dos carboidratos calmantes aos minerais que estimulam a acuidade mental, confira quais são os alimentos para sagrar-se vencedor.


Entrevista de emprego Inclua no café-damanhã alimentos que combatem a fadiga e deixam você inteligente como o Bill Gates



+ Erva-mate
A base do chimarrão fornece cafeína e dois outros estimulantes, os fitoquímicos teobromina e teofilina.
Você ficará alerta para o que pode ser a grande chance de sua vida.



+ Granola
Garanta energia para a hora em que precisa impressionar.
“A concentração de magnésio da mistura de cereais acelera o metabolismo”, diz Lara Cunha, especialista em nutrição do esporte.



+ Damasco
A glicose é o melhor combustível para nosso cérebro.
“O açúcar da fruta eleva os níveis de glicose no sangue, que caem durante o sono”, diz a nutricionista americana Susan Kleiner.



+ Iogurte desnatado
As vitaminas do complexo B atuam como auxiliares da digestão e transformam o carboidrato em energia.
Consuma até uma hora antes de sair de casa.



COMBINAÇÃO TIRO E QUEDA
Uma xícara de iogurte, ¼ de xícara de granola (melhor light) e ½ xícara de damascos secos.
Primeiro encontro com o candidato(a) *a namorado(a)"


Saboreie refeições leves que acalmam e deixam você lindo(a)



+ Arroz integral
Auxilia o aminoácido triptofano a chegar ao cérebro, onde é usado para a produção de serotonina — que melhora o humor e acalma.
“Por conter fibras, o alimento libera a glicose lentamente, permanecendo no sangue por mais tempo”, afirma Lara Cunha.



+ Chocolate amargo
Além de rico em flavonoides — que defendem o coração —, favorece a liberação de endorfinas, segundo o Journal of Clinical Pharmacology.
O resultado é maior disposição mental e redução do mau humor



+ Truta
Enjoou do salmão?
A truta possui a mesma quantidade de ácido eicosapentaenoico, tipo de ácido graxo ômega 3.
Seus benefícios: combate inflamações, evita danos do hormônio do stress — o cortisol — e renova a pele.



+ Acerola
Alimente seu rosto com a frutinha azeda, campeã em vitamina C.
Quem capricha na ingestão da vitamina exibe uma pele mais saudável, vitalizada e sem rugas, conforme pesquisa publicada no The American Journal of Clinical Nutrition.



COMBINAÇÃO TIRO E QUEDA
Peixe grelhado ou assado acompanhado de arroz integral.


Treino de 60 reais a hora


Tire máximo proveito da ginástica com alimentos que fortalecem e reparam os músculos



+ Proteína do soro de leite
Consumir os aminoácidos desse suplemento durante exercícios de resistência suprime o cortisol, que prejudica o ganho de massa muscular, segundo uma pesquisa da Universidade Charles Sturt, na Austrália.
Antes da malhação, dilua meia concha do pó numa garrafa de água.
A dica só vale para exercícios intensos e frequentes. Do contrário, há risco de sobrecarregar o fígado e os rins.



+ Queijo cottage
Aliado dos praticantes de musculação, ele é rico em proteínas originárias do soro de leite.
Seus nutrientes fornecem aminoácidos que são bastante úteis durante os exercícios e aceleram a recuperação pós-malhação.
Cientistas da Finlândia descobriram que as proteínas do soro de leite são as melhores para quem deseja construir músculos e aumentar a força.



+ Frutas vermelhas
Cereja, amora, morango e framboesa fornecem antocianinas, que, além do efeito antioxidante — evitam reações químicas que degradam os tecidos —, aliviam a inflamação muscular e a dor que eventualmente surgir se o treinador for muito durão.
Pesquisadores da Universidade Chubu, no Japão, apontaram outro benefício: o composto ajuda a regular o funcionamento das células de gordura a favor de quem deseja se manter em forma.
Encha um Tupperware com 12 cerejas ou amoras (frescas ou secas) e leve na bolsa para consumir após o exercício.



COMBINAÇÃO TIRO E QUEDA
Depois de puxar ferro, despeje ½ xícara de cottage no liquidificador com ½ xícara de leite desnatado e uma concha de proteína do soro de leite.
Bata com um punhado de cerejas ou morangos.


Palestra — proferida por você


Invista em nutrientes que aguçam a memória e acalmam

+ Açaí


Um açaí por dia ajuda a prevenir aquela tremedeira nas mãos nos momentos de tensão.
Uma pesquisa da Universidade Federal do Ceará concluiu que a fruta amazônica, além de ser fonte de energia, contém antioxidantes naturais, como a vitamina C e os polifenóis.



+ Sálvia
Previne a quebra da acetilcolina, neurotransmissor envolvido na memória e no aprendizado.
Pesquisadores ingleses da Universidade Northumbria mostraram que jovens que ingeriam óleo extraído da sálvia tinham um repertório de palavras melhor.



+ Ervilha torta
Contém ferro e ácido fólico, essenciais para manter o cérebro afiado.
Um estudo da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, verificou que mesmo uma pequena deficiência de ferro talvez prejudique a memória.
Mas quando os níveis são restabelecidos o desempenho nos testes melhora.
A publicação Neuroepidemiology, por sua vez, mostrou uma relação entre baixos índices de ácido fólico e queda no desempenho cognitivo.
O ácido fólico reduz o aminoácido homocisteína, que em excesso prejudica a atividade cerebral.



COMBINAÇÃO TIRO E QUEDA
Cozinhe a ervilha com sálvia, pimenta vermelha e sal.
Acompanhe com suco de açaí: a vitamina C da fruta aumenta a absorção de ferro da leguminosa.


Antes do checkup


Faça a última refeição completa e equilibrada para resistir às horas e horas de jejum



+ Macarrão integral
“Além da energia de um carboidrato complexo, fornece mais fibras do que a massa comum e promove alta sensação de saciedade”, diz a nutricionista Thabata Koester Weber, da Clínica de Estética Maison Payot, em São Paulo.
A última pirâmide nutricional desenvolvida por cientistas da Universidade Harvard, nos EUA, prioriza os cereais integrais (ao lado de frutas, legumes, gorduras de origem vegetal e da atividade física) como a base da vida saudável.



+ Bife magro
A carne vermelha é farta em proteínas de alto valor biológico (possui todos os aminoácidos essenciais ao organismo) e fornece ferro, zinco e vitaminas B12 e B6.
"Trata-se de nutrientes difíceis de encontrar em outros alimentos”, afirma Thabata.
Por isso, a carne deve ter lugar garantido na mesa pelo menos três vezes por semana.
A sugestão é por proporcionar bom estoque de energia.



+ Brócolis
Uma equipe da Universidade Harvard atestou seus efeitos na prevenção do câncer.
A flor verde é também ótima fonte de vitaminas A e C, sais minerais, além de fibras solúveis, que retardam a sensação de fome.



COMBINAÇÃO TIRO E QUEDA
Uma xícara de macarrão integral, 120 gramas de bife magro grelhado e um pratinho de brócolis.


Fonte: Revista Women's Health

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