Aprendendo deliciosas dicas de fondue São Paulo, São Paulo

Aprenda deliciosas dicas de como preparar o de fondue. Conheça a história e de onde o fondue é originado. Uma forma de fazer fondue rápida e prática é comprar a mistura pronta e derrete-la.

Barnabé Restaurante & Cachaçaria
(11) 2242-2435
prç Comandante Eduardo de Oliveira, 147 Parque Edu Chaves
São Paulo, São Paulo

Dados Divulgados por
Restaurante Daisho
(51) 3028-0196
av João Obino, 345, Petropolis
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Dados Divulgados por
Hongané Restaurante
(11) 3758-0502
Morumbi, 6774 Morumbi
São Paulo, São Paulo

Dados Divulgados por
La Cazzarola Restaurante e Pizzaria
(11) 5668-7480
av Papini, 159
São Paulo, São Paulo

Dados Divulgados por
Acustico Bar Restaurante Ltda
(11) 3031-5620
r Agissê, 195 Jardim Das Bandeiras
São Paulo, São Paulo

Dados Divulgados por
Badejo Restaurante
(11) 5055-0238
Alameda dos Jurupis, 813 Indianópolis
São Paulo, São Paulo

Dados Divulgados por
Aldeia da Villa Bar e Restaurante
(11) 2978-5564
uiz Dumont Villares, 628 Jardim São Paulo - Zona Norte
São Paulo, São Paulo

Dados Divulgados por
Af Oliveira Restaurante
(11) 5012-5521
av Eng Armando Arruda Pereira, 648 Jabaquara
São Paulo, São Paulo

Dados Divulgados por
Paparicos Serviço de Buffet e Restaurante
(11) 3813-3123
r Medeiros de Albuquerque, 338 Jardim Das Bandeiras
São Paulo, São Paulo

Dados Divulgados por
Donavilla Restaurante e Pizzaria
(11) 2954-8841
av Cerejeiras, 41 Jardim Japão
São Paulo, São Paulo

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Aprendendo deliciosas dicas de fondue

Equipe Portal Orgânico
Chef Renato Caleffi

Fondue (fundida) é um prato de origem Suíça, normalmente à base de queijo aquecido sobre uma lamparina, também conhecida como espiriteira ou rechaud, ou outra fonte de calor pouco intenso e do qual as pessoas se servem diretamente.

Ao contrário do que muita gente acredita, fondue é uma palavra feminina. Portanto, a fondue significa queijo fundido ou derretido. A palavra fondue é de origem francesa "fondre" que significa derreter. Por isso o queijo usado precisa ser de fácil digestão.

Originária da Suíça francesa, conta-se que no século XIII moradores dos Alpes Suíços tiveram uma superprodução de queijo que endureceu com o inverno. Para evitar a perda e conservá-los, derreteram o excesso produzido e acrescentaram Kirsch (bebida alcoólica de cereja produzida ali). Enquanto preparavam, iam provando com pão para determinar o tempero.

Outras fontes relatam que foi inventado durante os frios invernos alpinos, quando as montanhas e os vales ficavam cobertos pela neve e as pequenas vilas isoladas, quando então, o abastecimento de alimento fresco não era possível. Daí os produtos mais comuns eram o queijo, o pão e o vinho.

Consiste basicamente em uma mistura de queijos (normalmente dos queijos Gruyère e Emmental) fundidos com vinho, que vai à mesa acompanhada de pedaços de pão, batatas e cenouras. Esses acompanhamentos devem ser mergulhados na fondue com um garfo especial antes de serem consumidos. Há ainda a bourguignonne (fondue de carne), de peixe, camarão ou chocolate com frutas.

A tradicional receita de fondue suiço tem o nome da região onde foi criado Neuchâtel e usa os queijos gruyère e emmental. Porém, outras regiões da Suiça usam seus próprios queijos e vinhos. Ingredientes como: presunto, ovos e tomates eram também adicionados, foi como a fondue se espalhou pelos países vizinhos possibilitando outras variações. Por volta do final do século XVII, a fondue chegou à França

Dicas do Chef Renato Caleffi

Uma forma de fazer fondue rápida e prática é comprar a mistura pronta e derrete-la. Pode-se melhorar o sabor, adicionando um pouco de suco de laranja, cachaça, vinho branco seco, pitada de amido de milho dissolvido em água. O importante é não deixa-lo apenas com sabor de queijo derretido, mas de algo a mais, que fique na memória como uma percepção única.

Não é preciso investir na cara bebida tradicional Kirsch, pode-se obter o sabor seco e aromático com cachaça branca e um pouco de vinho branco seco. A vantagem de se preparar à fondue é alcançar a consistência e sabor personalizado. O ato de se preparar deve ser considerado o ápice da conquista, portanto, pode ser um ato romântico e de conquista.

O chef Rentao criou um fondue orgânico, de personalidade e consistência adequada para ser considerado funcional e menos calórico. A caloria nesta receita é abrandada pela banana verde, que serve como espessante que sacia mais rápido e contribui na eliminação das toxinas e gorduras.

Para ver a Receita de Foundue de Queijo Orgânico do Chef Renato,
CLIQUE AQUI

Fonte: Chef Renato Caleffi

Clique aqui para ler este artigo na Portal Gastronomia